Resumo da sessão desta terça-feira, 14 de novembro

A convite do vereador Thiago Esmeraldo (PP), o presidente do Rotary Club do Crato, Érico Luis Damasceno, utilizou a Tribuna da Câmara, para divulgar a segunda edição do Humor Rotary Cariri. O evento será realizado em 25 de novembro, às 20h, no Crato Tênis e a arrecadação beneficiará a Escola Rotary, mantida pela entidade em parceria com o Executivo cratense.

Thiago Esmeraldo (PP) destacou que as ações recentes desenvolvidas pelo Rotary permitiram a reforma de cinco salas de aula da escola localizada no Lameiro. O presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB) parabenizou estas e outras ações que beneficiam a escola e a sociedade cratense.

Representantes da Associação Comunitária do Conjunto Nossa Senhora da Penha participaram da sessão para divulgar e pedir a colaboração para o Natal Solidário das crianças daquela localidade.

Amadeu de Freitas (PT) comentou “desmonte de políticas públicas por parte do Governo Federal e outras medidas que prejudicam a população”. Destacou que tem compromisso com a juventude e promoverá diálogo acerca desta temática com jovens às nove horas do próximo sábado, 18, no Plenário da Câmara.

Fernando Brasil (PP) destacou ações do prefeito José Ailton Brasil, inclusive quando desempenhava o mandato de deputado estadual, para abastecimento de água em Dom Quintino. Informou que dois poços serão escavados na localidade e parabenizou o empresário Rafael Branco pela realização de uma vaquejada no final do ano no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

Roberto Anastácio (Podemos) comunicou que o deputado federal Cabo Sabino visitará a cidade do Crato no próximo final de semana, destacou emendas do político para o Crato junto a outros parlamentares que somam R$ 6 milhões. Bebeto lembrou que a Câmara concederá, após projeto de sua autoria, Título de Cidadão Cratense ao Cabo Sabino.

Jales Velloso (PSB) enfatizou aspectos da segurança em todo o país. Lamentou o aumento nos índices de criminalidade, percebido no noticiário em rádio e televisão, além de informações sobre drogas. “É preciso que se tome providências e a população tem que cobrar mais, porque nos acostumamos a ficar acomodados”, afirmou.

Representantes de associação comunitária pedem colaboração para realização de Natal Solidário

Junior Matos (PDT) divulgou confraternização que reunirá todas as categorias de servidores do município do Crato em 18 de novembro, às 20h, no Crato Tênis Club. O parlamentar também ressaltou que dará entrada em Projeto de Lei que visa assegurar precatório do Fundeb para professores, reforma de escolas e outras ações da educação.

As doações de terrenos do município feitas desde a década de 1990 foram novamente destacadas pelo vereador Pedro Alagoano (PSD). “Não vou parar de falar enquanto não vir ações concretas”, afirmou, acrescentando que o município analisa documentação entregue pelo parlamentar em investigação que desenvolve.

Sobre o tema, o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), solicitou ao líder do prefeito, Renan Almeida (REN), a presença do procurador-geral do município em sessão da próxima semana para prestar esclarecimentos.

A vereadora Vicência Leandro (PMN) solicitou providências ao líder do prefeito sobre o tratamento de pacientes fora do domicílio. Conforme a parlamentar, o ônibus que conduziria pacientes para exames em Fortaleza não compareceu na noite de domingo, deixando-os sem a realização do procedimento.

No final do Pequeno Expediente os vereadores discutiram questões ligadas à saúde a partir de demandas trazidas pela população que participava da sessão. Os questionamentos, como da senhora Zivalda Tavares pedindo auxílio financeiro para pagar exame de R$ 500 (quinhentos reais), foram encaminhados pelo líder Renan Almeida (PEN) à Secretaria Municipal de Saúde.

Na Ordem do Dia, o Planário da Câmara discutiu e votou requerimentos dos vereadores cratenses. A Câmara do Crato volta a se reunir na próxima segunda e terça-feira, às nove horas.