Resumo da sessão desta segunda-feira, 13 de novembro

O vereador Roberto Anastácio (Podemos) iniciou o Pequeno Expediente comentando a possibilidade de agentes da Guarda Civil Municipal serem denominados de ‘policiais municipais’. A proposta tramita na Câmara dos Deputados desde o início do ano e altera o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

O parlamentar também comentou projeto de implantação, em Crato, de uma casa de acolhimento para homossexuais que sofram preconceitos, especialmente no seio familiar.

Thiago Esmeraldo (PP) informou ter sido procurado por pessoas que relataram ter sofrido choques em postes da Praça da Sé e solicitou à Mesa da Câmara o envio de ofício ao setor responsável da Prefeitura para consertá-los. Registrou ter participado de ação promovida por barraqueiros do entorno da estátua Nossa Senhora de Fátima que comemorou o Dia das Crianças.

A formação de alianças visando as eleições estaduais do próximo ano foram enfatizadas por Fernando Brasil (PP), que lamentou a possibilidade de o governador Camilo Santana (PT) não ser candidato à reeleição. “Será se os projetos que Camilo tem para o Crato vão continuar?”, indagou o parlamentar.

Junior Matos (PDT) parabenizou a organização da Mostra Sesc, destacando a importância do evento para a cidade do Crato e região do Cariri, e solicitou pavimentação para localidade no bairro Mirandão.

Amadeu de Freitas (PT) comunicou sobre ações da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social que receberá documentos para a liberação de escrituras de beneficiários da COHAB no Conjunto Novo Crato. A entrega dos documentos será feita nesta segunda e terça-feira.

Lunga (PSD) solicitou envio de ofício à Prefeitura do Crato para reabastecimento e manutenção de poço no distrito Dom Quintino e requereu reparos na Rua Principal, na mesma localidade.

Pedro Alagoano (PSD) demonstrou-se satisfeito em ter requerimento atendido pelo Executivo para a recuperação de via no Sítio São Vicente e destacou viagens feitas pelo prefeito José Ailton Brasil à Brasília em busca de recursos para o Crato.

O Professor Gilson (PTB) detalhou a taxa de abstenção em participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Tiveram salas aqui no Crato que tinham apenas oito pessoas”, disse. O vereador voltou a solicitar que a Saaec repare vias que danifica em processos como desligamento do fornecimento de água.

Renan Almeida (PEN) informou que a agenda de licitações do Poder Executivo para novembro está disponível na Secretaria da Câmara para consulta dos vereadores cratenses.

Secretário de Saúde

A sessão desta segunda-feira (13) contou com a participação do secretário de Saúde e vice-prefeito do Crato, André Barreto. Ele apresentou balanço da campanha Outubro Rosa e detalhes do Novembro Azul realizados no município.

André Barreto também comentou outras ações desenvolvidas ao longo do semestre no âmbito da Secretaria de Saúde, como a marcação de exames, contratação de profissionais, funcionamento de CAPS 24 horas, dentre outras medidas.

O secretário municipal de Saúde ainda recebeu e comentou sugestões, questionamentos e demandas dos vereadores cratenses durante o tempo em que participou da sessão.

Vereador Pedro Lobo no Grande Expediente

No Grande Expediente o vereador Pedro Lobo (PT) sugeriu que os vereadores detalhassem as emendas que conseguiram junto a deputados estaduais e federais em benefício do município do Crato.

Na opinião do parlamentar a população ficaria informada dos recursos que a cidade deve receber. Pedro Lobo também relatou visita que fez à sede da Agência Nacional das Águas, em Brasília.

A visita consiste na busca por parceria entre o órgão e o município para ações de preservação, recuperação e educação ambiental voltadas a utilização da água em Crato.