Resumo da sessão desta terça-feira, 10 de outubro

A Câmara Municipal do Crato promoveu, nesta terça-feira (10/10) Sessão Solene em alusão à campanha Outubro Rosa, realizada anualmente desde 1990. O Poder Legislativo cratense ainda recebeu a visita do secretário municipal de Finanças e Planejamento e debateu Projetos e requerimentos direcionados à sociedade cratense.

Outubro Rosa
A sessão solene contou com presenças da primeira-dama do Crato, Aldalice Pinheiro, do secretário de Saúde André Barreto e outros integrantes da pasta que se somaram aos vereadores. O secretário apresentou ações da Saúde voltadas às mulheres.

Por sua vez, a primeira-dama comentou aspectos do tratamento contra o câncer que enfrenta. Para ela, o apoio familiar tem sido importante para a recuperação. “Fui muito amada, fiz muitos amigos e dos meus familiares: esposo, filhos, pai, mãe. Não existe gratidão maior”.

A primeira-dama destacou a importância de as mulheres cuidarem da saúde diariamente. Foi através do diagnóstico precoce que ela passou a tratar da doença e tem se recuperado. O vereador Professor Gilson ressaltou também ter enfrentado doença semelhante, ao passo que outros parlamentares discorreram sobre a importância de ações que combatam o câncer de mama.

Junior Matos discursa na Tribuna na primeira sessão após assumir cadeira na Câmara

Prestação de contas
Ao participar da sessão ordinária, o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo Marino apresentou prestação de contas do quadrimestre, como orienta a Lei de Responsabilidade Fiscal. Igualmente respondeu e esclareceu questionamentos dos vereadores.

Pequeno Expediente
O vereador Jales Velloso (PSB) abriu o Pequeno Expediente citando novamente problemas relacionados ao Canal do Rio Grangeiro e comentou sobre o aumento de impostos no município.

Thiago Esmeraldo (PP) requereu homenagem pelos 164 anos de elevação do Crato à categoria de cidade, que deve ser feita em sessão. Informou que a cidade do Crato poderá não ter mais uma sede da Receita Federal devido à mudanças no órgão e solicitou ações da Câmara para que isto não aconteça. O parlamentar ainda denunciou o despejo de esgoto de Juazeiro do Norte em rio no bairro São José, em Crato.

Os vereadores Roberto Anastácio (Podemos) e Pedro Lobo (PT) comentaram sobre liminar que pede a desapropriação do Campo do Sport Club do Crato, no Seminário. Sugestão de Bebeto prevê que a Prefeitura intervenha no caso reivindicando a posse e pactuando contrato para a finalização de competição que é realizada naquele campo.