Câmara do Crato realiza Sessão Solene em alusão ao Outubro Rosa

A Câmara Municipal do Crato promoveu uma Sessão Solene, presidida pelas vereadoras Ticiana Cândido (PSDB) e Vicência Leandro (PMN) em alusão ao Outubro Rosa, na manhã desta terça-feira, 10. A campanha é realizada desde 1990 com o objetivo de conscientizar mulheres e sociedade em geral sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A sessão contou com presenças da primeira-dama do Crato, Aldalice Pinheiro, do secretário de Saúde André Barreto e outros integrantes da pasta que se somaram aos vereadores.

Presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB) destacou a importância do Outubro Rosa para o combate ao câncer de mama e “o enfrentamento da doença por parte de mulheres guerreiras”. Conforme o presidente, a Câmara está a disposição para acolher iniciativas que beneficiem as mulheres cratenses.

Primeira-dama do Crato, Aldalice Pinheiro declarou ter tido a sorte de ser diagnosticada com câncer logo nos primeiros momentos da doença, o que possibilitou tratamento eficaz.

Primeira-dama do Crato, Aldalice Pinheiro participou da sessão

“As mulheres têm que se cuidar mais e sonhar mais, porque o câncer também é uma doença da alma”, disse a primeira-dama. “Então vamos pensar mais um pouco em nós como mulheres, no que temos de melhor, no que podemos mudar”.

Aldalice Pinheiro ainda destacou que todos os dias são propícios para realizar campanhas como a do Outubro Rosa. “vamos pensar mais um pouco em nós como mulheres, no que temos de melhor, no que podemos mudar. Todos os dias é um outubro rosa porque todos os dias a gente precisa se tratar, se cuidar”.

Um dos pontos que favorecem o tratamento de pacientes com câncer, na opinião da primeira-dama, é o apoio familiar. “Fui muito amada, fiz muitos amigos e dos meus familiares: esposo, filhos, pai, mãe. Não existe gratidão maior”.

A sessão solene ainda contou com posicionamentos de apoio dos vereadores à campanha Outubro Rosa. O secretário municipal da Saúde, André Barreto, comentou as ações de combate ao câncer e outras doenças que afetam principalmente as mulheres.