Resumo da sessão desta terça-feira, 27 de junho

No Pequeno Expediente Thiago Esmeraldo (PP) comentou sobre as doações de terrenos ao relembrar que a Câmara ainda não recebeu informações da Prefeitura ou das empresas que receberam os terrenos sobre o destino dos logradouros.

Informou ainda que o Centro de Especialidades Odontológicas do Crato já possui gerador e aguarda a Enel fornecer a energia. Ele declarou que a gestão e a Câmara devem encontrar uma forma legal para que empresas prestadoras de serviços – como a de telecomunicações – possa pagar impostos ao município.

Jales Velloso (PSB) e Maurício Almeida (PDT) parabenizaram a gestão municipal por ações da operação Tapa-Buraco, que requalifica o asfalto em ruas da cidade.

Fernando Brasil (PP) elogiou o prefeito Zé Ailton Brasil pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais “que injetou três milhões de reais para beneficiar o comércio local”. Também citou melhorias feitas em estradas da Zona Rural.

Amadeu de Freitas (PT) disse ser preciso estudar como tributar empresas prestadoras de serviços como telecomunicação, cartão de crédito e transporte público.

Câmara novamente abre espaço para cidadãos apresentarem demandas na Tribuna

Pedro Lobo (PT) comentou sobre a importância de impostos serem pagos ao município. Já o Professor Gilson (PT do B) felicitou o prefeito por homenagear a Madre Esmeraldo, cujo nome dá título a uma comenda a ser concedida pelo Poder Executivo a mulheres no dia 8 de Março. Ele requereu a requalificação da pista de caminhada da Praça Alexandre Arraes e a colocação de rampas em praças do Crato.

Pedro Alagoano (PSD) aconselhou que o Poder Público deve ter cautela na reforma do Mercado Walter Peixoto no sentido de não prejudicar os comerciantes.

Tico da Serrinha (PSC) deu sequência ao Pequeno Expediente agradecendo a Secretaria Municipal de Saúde por encaminhar uma criança com suspeita de meningite para hospital de Fortaleza após ter feito pedido.

Presidente da CDL Crato, José Alves Lobo explica parceria entre a entidade e a Prefeitura

Bebeto Anastácio (Podemos) esclareceu que a cobrança de impostos deve ser pelo município no qual o serviço é prestado. Afirmou que as prestadoras de serviços devem ser convocadas a prestar esclarecimentos na Câmara.

A Mesa Diretora ainda abriu espaço para que cidadãos apresentassem suas demandas para os bairros Pantanal e Alto da Penha. O espaço foi cedido também para que o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato, José Alves Lobo, explicasse proposta de parceria entre a entidade e a Prefeitura através de Projeto de Lei.

- Grande Expediente

O vereador Bebeto Anastácio valorizou a atuação em conjunto dos parlamentares cratenses durante o primeiro período legislativo, o que “possibilitou a aprovação de projetos em benefício da população”. Ele pediu que essa harmonia permaneça no próximo semestre.

Vereador Roberto Anastácio discursa durante o Grande Expediente

O odontólogo e sindicalista Oldack Cesar apresentou breve balanço de ações do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato e agradeceu o apoio que colegiado de profissionais teve da Câmara Municipal para que projetos em benefício dos servidores pudessem ser aprovados.

Após 41 sessões neste semestre, a Câmara Municipal entra em recesso legislativo, retomando suas atividades na primeira segunda-feira de agosto. As ações administrativas, contudo, serão continuadas no Anexo Administrativo.

Sindicalista Oldack Cesar participa da sessão